30 de agosto de 2010

HISTÓRIA DOS "DEUSES". PARTE-01

De onde viemos? Para onde iremos? As respostas vão definir o sentido e o destino de cada vida, as verdadeiras respostas dessas perguntas vai nos mostrar a verdadeira essência do homem e aferir o grau de relação com o verdadeiro 
 DEUS, sem esse conhecimento os homens adorarão “deuses” e suas historias se tornarão verdades será idólatra e distantes do DEUS que criou todas as coisas. O grande “EU SOU” o YHVH no hebraico antigo sem vogais ou JAHVE e JAVÉ já com as vogais que é o que mais se usa, embora a pronuncia primitiva não tenha ao certo, os Israelitas por medo de incorrer na condenação de (EX 20:7) evitava tão sistematicamente proferir o SANTO NOME de DEUS com isso a verdadeira pronuncia se perdeu, mas não a sua natureza e essência, o seu poder e soberania e o seu amor derramado aos homens através do MESSIAS o CRISTO seu único filho. Esse é o DEUS que eu creio o que criou os Céus e Terra. 

Veja o que diz Paulo em sua visita em Atenas cidade da Grécia líder nas artes e filosofias da antiguidade. (At 17:23,24).


"Então Paulo ficou de pé diante deles, na reunião da câmara municipal, e disse: 
Atenienses! Vejo que em todas as coisas vocês são muito religiosos. De fato quando eu estava andando pela cidade e olhava os lugares onde vocês adoram os seus deuses, encontrei um altar em que está escrito: “AO DEUS DESCONHECIDO”. Pois esse DEUS que vocês adoram sem conhecer é justamente aquele que estou anunciando a vocês”.
                           

                        UM POUCO DA MITOLOGIA GREGA 

O homem em toda sua história procurou respostas para o que não conseguia compreender, o sol, a lua, as estrelas, as tempestades, os raios, a morte e a vida. Em meio a tudo isso surgiu à base da mitologia. O querer entender o próprio homem.
As suas histórias eram contadas e repassadas de geração a geração que foram recontadas ganhando novos personagens e conclusões que os satisfaziam, tudo isso começa com a “Mãe Terra” uma deusa da fertilidade que para muitos foi a força que deu a origem ao mundo.
O povo criava seus próprios heróis e deuses de acordo com o que tinham às suas mãos. Para os Gregos os deuses viviam numa grande montanha chamada Monte Olimpo. A história da mitologia grega foi trazida até nós pelos poetas e filósofos que reuniu a partir Do século 7 ou 8 a.C. As façanhas dos deuses, semideuses, heróis e as lendas criadas pelo povo.
A geneologia dos deuses começa com o Caos e surge Gaia ou Geia (Mãe Terra) mãe de todos os seres, o Tártaro (inferno), Eros (desejo), Erebo (escuridão do inferno), e a noite (escuridão da terra). Urano foi o primeiro deus do universo e casou-se com Gaia, sua mãe, da qual teve os Titãs, as Titânidas, os Ciclopes e os hecatonquiros criaturas monstruosas e assustadoras que logo foi mandado para o Tártaro (inferno). Gaia recusa-se a ter novos filhos e com a ajuda de Cronos seu filho mais novo, Urano é castrado e exterminado, seus órgãos sexuais são jogados ao mar que se tornou em espumas brancas de onde surgiu Afrodite a deusa do amor do desejo e da sexualidade, com isso Cronos assume o lugar de deus supremo dos titãs.
Inaugurou-se na história mitológica a era dos incestos e a poligamia entre os deuses, Cronos se casa com sua irmã Reia dando à origem a linhagem dos deuses que mais tarde ocupariam todo Monte Olimpo. Reia teve seis filhos, cinco desses foi devorado por Cronos (engolidos) com medo de perder o trono, o sexto foi salvo por sua mãe e mandado para uma ilha distante, seu nome era Zeus. Depois de adulto ficou sabendo que seu pai comera seus irmãos, a fim de resgatá-los ofereceu uma taça de um néctar mágico ao seu pai, alguns goles foram o suficiente para Cronos vomitar todos os seus irmãos e já transformados em adulto, e são eles: Posêidon, Hera, Hades, Héstia e Deméter, juntaram força contra Cronos e lançaram no Tártaro (inferno).

Zeus tornou-se o deus supremo do Olimpo comandava o céu, trovões e raios.
Posêidon virou o senhor dos mares e oceanos.
Hades comandavam o mundo dos mortos.
Héstia e Denéter ficaram com a terra.
Hera casou-se com Zeus que nunca o aceitou, não se conformava com a infidelidade do marido tornou-se uma mulher astuta, manipuladora e vingativa com as amantes do marido chegando a desafiar Zeus, é reconhecida como a deusa do casamento e do ciúme.

Zeus encarnava o poder, a paixão e o julgamento ai de quem desafiasse suas leis, interferia na história dos mortais (humano) criando condições favoráveis para o seu prazer e veneração e ao mesmo tempo quando decepcionado sua vingança era furiosa contra os homens, sua liderança não era um modelo de comportamento era um deus namoradeiro e infiel se transformava no que fosse para conquistar um novo amor a sua descendência ocupou o protagonismo das maiores aventuras da mitologia Grega.
São suas filhas e filhos:
As Musas, e as Graças.
Ninfas - deusa das forças elementares da natureza.
Artemis - deusa da caça irmã gêmea de Apolo.
Ares - deus da guerra.
Perseu - o herói.
Apolo - deus da música e das artes e patrono dos arqueiros.
Dionísio - deus do vinho e do delírio.
Hefesto - deus do fogo e trabalho com metais.
Hermes – deus dos sonhos e fiel mensageiro do seu pai.
Hercules – o mais célebre herói da mitologia clássica.

Hebe - deusa da juventude e esposa de Hercules.

Tudo isso parece loucura e hoje em uma sociedade moderna, para muitos é uma aberração ou nem tanto. Eis alguns quetionamentos!

Como os povos acreditavam nessas histórias? 
Devemos conhecer essas histórias? 
Qual a importância de tudo isso nos dias de hoje? 
Só sei dizer que todas essas histórias influenciaram as civilizações futuras servindo de inspiração para alguns dos maiores gênios da pintura, da música e da psicanálise.


ZEUS - deus supremo do Olimpo presidia os fenômenos atmosférico. Chamado pai dos deuses.


HERA- Esposa e irmã de Zeus a mais exelsa das deusas orgulhosa obstinada e vingativa.



GAIA OU GEIA - Mãe de todos os seres, a personificação da terra. Casou-se com seu filho Urano 

URANO - O primeiro deus do universo, foi castrado por seu filho mais novo que lhe tomou o trono.
CRONOS - Filho de Urano e Gaia comeu seus cinco filhos com medo de perder o trono.

POSÊIDON - Senhor dos mares e oceanos com seu tridente provocava tempestade e terremotos.

HADES - Comandava o mundo dos mortos e se tornava invisível.
HÉSTIA - Com sua irmã Deméter comadava a terra mantendo a tradição feminina que vem de Gaia.
DEMÉTER - Com sua irmã Héstia comadava a terra mantendo a tradição que vem de Gaia, também chamada a rainha das colheitas.
HEBE - deusa da juventude, filha de Venus e esposa de Hercules.



ARTEMIS - deusa da caça e irmã gêmea de Apolo, deusa da Lua.
ARES - deus da guerra, o filho que Zeus odiava.
PERSEU - Filho de Zeus para ele um grande herói.
APOLO - deus da música e das artes e patrono dos arqueiros causava muitos danos ao humanos filho de Zeus tinha uma irmã gêmea.
DINÍSIO - deus do vinho e do delírio, filho de Zeus.
HEFESTO - deus do fogo era chamado de deus ferreiro, trabalhava com os metais. Filho de Zeus.
HERMES - deus dos sonhos, filho de Zeus e fiel mensageiros de seu pai, divindade que representava o comércio e as comunicações.
HERCULES - Um dos filhos de Zeus fora do casamento, Hera tentou mata-lo quando nasceu colocando serpentes no berço da criança, mas o pequeno estrangulou todas, tornou-se o herói mais célebre da mitologia clássica.
AFRODITE -deusa do amor do desejo e da sexualidae, sedutora de muitos amantes e eternamente infiel era tão promíscua que os deuses bararam sua entrada no Olimpo.
 Fonte: wikipedia, a enciclopédia livre
          www.suapesquisa.com
          www.abril.com.br














3 comentários:

  1. caramba!! eu não fazia idéias de tudo isso. gostei bastante de saber um pouco mais destas coisas, na minha opinião devemos sim saber das "historias",ate msm para termos mais certeza de que o verdadeiro DEUS foi ontem é hoje e será eternamente o mesmo amem... ta de volta ne varão

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essa abordagem Diácono Cal! é sempre bom termos uma visão diferente a respeito das culturas inventadas pelo homem, especificamente, a sociedade antiga numa busca de entender sua origem e sentido de viver,
    Cegos pelas manifestações do inimigo de nossas almas, provando qcom isso que o homem sempre busca tudo menos agradar ao DEUS todo poderoso e soberano sobre todas as coisas, o Criador de tudo.
    Parabéns pela abordagem!
    fka na paz, e até a próxima.

    ResponderExcluir
  3. Bom, muito bom mesmo, pena que alguns de nos nem tem ideia do que é uma mitologia. acabamos perdendo muito quando nao procuramos saber o que nos rodeia e como atraves dos tempos o homem foi evoluindo e sua religiao tbm.
    Agora eu particulamente adorava os cavaleiros do zodiaco.

    ResponderExcluir