5 de fevereiro de 2011

ONDE ESTÁ A IGREJA?


Não quero aqui ter um comportamento apocalíptico que prega a ruína e o desmoronamento da Igreja. Tenho, porém um comportamento responsável! Assumo aqui uma postura crítica, mas coerente. E benéfica para a igreja. Como já disse a Igreja necessita urgentemente de revitalização, precisa de mais envolvimento na sociedade, ela precisa ser missionária em um contexto social, precisa amplamente rever seus conceitos de sal e luz.

Quando falo de Revitalização não me refiro a "Renovação Espiritual" ou "Avivamento Espiritual" esses movimentos nunca foram salutares para tornar uma Igreja sadia e perseverante, esses movimentos acabam sendo mal interpretado e seus líderes sempre mal intencionados em busca dos seus interesses particulares e mesquinhos. É a busca do poder, e no final levam à Igreja a um estado de contemplação e de uma fé morta sem uma adoração genuína.

Revitalização que falo é mudança real de vida, mudança de comportamento, ter visão de futuro e projetos sociais que dão frutos para o Reino. A igreja primitiva que não foi um sonho é uma realidade, ela caiu na "Graça do povo" porque simplesmente estava envolvida dentro de uma conjuntura social servindo uns aos outros para o bem comum.

Essa é a forma de Igreja que conheci e fui instruído, foi essa forma de ser Igreja que me encantou e me fez conhecer o amor de DEUS através de CRISTO JESUS.

Por isso pergunto! Onde está a Igreja? O que ela está fazendo enquanto aqui estar? A espera da redenção e subida! O que se faz diante dos desafios sociais que envolvem o meio em que a Igreja está inserida, o que fazer diante do menor abandonado, o que fazer diante do homossexualismo que cresce absurdamente, o que fazer diante de tantos que ainda passam fome, que não teto e nem casa, e os desafios da terceira idade o que fazer? Muitos podem dizer: "Isso são palavras, nada mais do que palavras". 

Sinto-me triste quando essas coisas são escondidas e negligenciadas. O próprio JESUS revelou-se sensível a todos os problemas do homem. Insistentemente o confrontava com sua destinação eterna através da pregação do evangelho, mas não se furtava a uma definição sobre as questões morais que a sociedade lhe propunha, multiplicou o pão para a multidão no deserto e ensejou uma pesca maravilhosa que não serviu apenas para saciar a fome de alguns discípulos, mas se revestiu também de significações econômicas para os pescadores.

Lamento muito em dizer que as Igrejas hoje negligenciam os cuidados até de sua membresia que é o que gera suas "receitas financeiras" e não dão nem a décima parte de suas ações em recuperações de vidas, são igrejas preguiçosas! Pra mim a Igreja tem que dar tudo que recebe para os que necessitam, na verdade elas entesouram seus bens aqui onde a traça e a ferrugem os consomem.

O mesmo DEUS que atentou para o sofrimento do seu povo no cativeiro e desceu para livrá-lo providenciou uma nova terra onde abundava leite e mel e não somente o conduziu vitorioso sobre toda a adversidade durante a longa jornada, mas assegurou-lhe o alimento necessário para que não perecesse pelo caminho.

Para mim esse é o papel de uma Igreja Cristã! Até que ELE venha.

Que DEUS nos abençoe. Amem!       





19 comentários:

  1. Olá, vim conhecer seu cantinho e achei bem legal, teu blog tem conteúdo, estava hoje escrevendo sobre a diferença da igreja Primitiva para as de hoje, e chego aqui e me deparo com esta preciosidade.
    Realmente como você bem leu no meu texto, os lobos estão comendo o que é direito dos órfãos e das viuvas, aliás em toda minha vida de convertida que são uns longos anos, eu nunca vi a igreja fazer muita coisa por eles, e hoje esta bem pior, não se preocupam com o social, o social que eu digo é cuidar dos irmãos na fé, principalmente estes, aliás, estes nem são bem vindos, só querem ovelhas já tratadas. Gostei muito daqui. Paz !

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Irmã Rô! Fiquei honrado com sua visita e parceria. Achei muito legal sua colocação no comentário "Ovelhas já tratadas" Poi é, isso é uma realidade. Seu blog é de uma riqueza tamanha! Voltrei mais vezes. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo irmão em Cristo, saudações fraternas!
    Com muita honra passo a seguir-te neste blog, agradecendo a sua visita.
    Sinto a mão de Deus neste espaço!
    Quero comentar este post, dizendo que, isto, é ser cristão de fato! Ser de Deus, no meio do povo; arregaçar as mangas para fazer a obra do Senhor! Gerar Deus, nas almas dos irmãos! Partilhar o "ser cristão"! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Fratermaurício! DEUS continue te abençoando Ricamente. E que seu blog seja sempre um canal de bençãos.

    ResponderExcluir
  5. Olá dr Carlos, vim retribuir sua visita e agradecer por me seguir, também estou por aqui te seguindo e gostaria de lhe dizer também que seu blog é uma benção!
    Desejo que o Senhor Deus continue a te abençõar.
    Um abraço...
    Maurinei...
    http://fiqueligadobloggospel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Fico grato meu irmão Maurinei! Fica na paz!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Retribuindo a visita encontrei um bom refúgio aqui. Espero aprender muito com o irmão. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado meu Irmão Felipe! Continue com essa força. Te recebo com alegria. Paz!

    ResponderExcluir
  9. Olá Dc. Carlos Torres, graça e paz.

    Pesquisando algo edificante para ler vim parar no seu blog, aqui encontrei velhos amigos e seguidores e não tinha como não segui-lo.

    No começo de uma fraterna comunhão...

    Iveraldo Pereira.

    ResponderExcluir
  10. A Vida, às vezes coloca em nossos caminhos…
    Muros, barreiras e obstáculos…
    São obstáculos, onde devemos lutar, tentar e finalmente conseguir vencê-los.
    E quando vencê-lo, fique ciente que lá na frente estará alguém para lhe dizer que você é um grande vencedor…
    Então lute e nunca desista de seus sonhos, objetivos, planos enfim nunca desista da vida, pois ela é única e os obstáculos que a vida nos proporciona, são para ser vencidos, e para provar que você é capaz, de vencê-lo.Uma semana com toda sorte de benção fica com nosso papai!!!

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado Sonhos De Deus! Suas palavras nos anima e nos exorta! Paz.

    ResponderExcluir
  12. A Paz de Cristo meu irmão.
    Acredito que este post chega a até ser um desabafo.
    Infelizmente a Igreja contemporânea perdeu o foco da missão da igreja Apostólica e Universal (Igreja Primitiva) que Jesus ordenou e deixou como legado o seu exemplo e com o desbravamento dos Apóstolos de Cristo.
    Creio que as palavras mudaram o sentido, seus significados com o passar das gerações: "Renovação Espiritual" - "Avivamento Espiritual" ou ate mesmo como o irmão mencionou Revitalização, sinceramente não sei agora qual seria o nome correto, mais creio que é preciso uma mudança urgente, pois a missão da igreja corre um grande risco de falhar com sua missão.
    Deus não falha e nunca falhará, mais o que está nas mãos dos homens como corpo de Cristo está indo infelizmente a este alvo, falhando como a verdadeira missão da Igreja de Cristo.
    Deus te abençoe irmão.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Sem. Carlos! Muito relevante seu comentário. Na verdade estamos caminhando na direção errada! Que DEUS tenha Misericórdia de nós. Paz.

    ResponderExcluir
  14. Olá querido irmão Carlos, muito prazer conhecer você!
    Muito obrigada pela visita. Gostei muito do seu blog e também já estou te seguindo.
    Fique sempre na paz de Cristo.

    Noni

    ResponderExcluir
  15. Vim agradecer sua visita tão gentil.
    Ainda estou engantinhando..mas pela fé chegamos no topo da montanha
    Seu blog tem o cheiro da essência de Cristo!

    ResponderExcluir
  16. Carlos,obrigado por sua visita e comentário no "Sola Scriptura",parabéns pelo blog(sério e denunciador de heresias contemporâneas),é está surgindo aí uma boa amizade.Deus o abençoe e até mais.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Sr. Carlos, ontem recebi meu primeiro selo “Seu blog faz a diferença” e como dita a regra, tenho que indicar 5 blogs que também fazem a diferença e escolhi o seu pois faz toda a diferença, passe lá no meu blog “Sintonia com o Senhor” e copie o seu selinho.
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  18. Carlos,

    Esse seu lamento é meu lamento também.
    Infelizmente essa negligência culmina em círculo vicioso, pois à medida que líderes e "fiéis" acreditam que igreja é um espaço físico, aumentam as doenças na alma de ambos.
    Precisamos de mais apelos assim.
    Abs,
    Rê.

    ResponderExcluir