27 de agosto de 2011

COMO POSSO AMAR MEU INIMIGO?

Abordar esse assunto me parece constrangedor pelo que tenho presenciado e vivido ao longo de minha caminhada cristã e como professor de EBD há tantos anos, é lamentável ver a falta de interesse proposital sobre esse aspecto e a negligencia que se dá a esse escrito, muitos fogem, não conseguem admitir e aceitar essa natureza e nem se sentem desafiado para tal.   
“Façam aos outros a mesma coisa que querem que façam a vocês”. (Lc 6:31) . Aqui vemos a base de toda relação social, uma pratica do amor genuíno, a essência do cristianismo verdadeiro. 
Amar os nossos inimigos, aquele que nos odeia, é um investimento de retorno garantido, como diz as Escrituras, receberemos uma grande RECONPENSA e seremos chamados de FILHO DO ALTISSIMO, com isso mostraremos ao mundo o nosso parentesco Divino (Lc 6:31), “apagar” isso das Escrituras sem buscar o discernimento do que isso representa é anular o poder que há no Espírito Santo para fazer tal maravilha nos que seguem a cristo e dos que “morrem” por ELe todos os dias. 
Se amarmos só os que nos amam, qual é a nossa RECOMPENSA? Na verdade não estamos fazendo nada de mais, pois até os maus amam o que vos amam (Lucas 6: 32). 
A capacidade de amar o nosso inimigo não vem do homem! Mas, sim de Deus, mesmo que esses sejam condenados o seguidor genuíno de Cristo por terem seu Espírito é obrigado a amar-los por meio de ações que os beneficiam e de suas orações a fim de ganha-los para Cristo. Ignorar tal prática é desistir da busca de ser “perfeito” são aqueles que olham para trás, são os indignos de receberem essa virtude, como também não serão compensados. 
Essa recompensa citada, que em outras versões diz Galardão tem raízes Hebraicas dentre elas: SAKHAR e SHOHAD e no Grego APODIDOMI e MISTHOS, todos esses vocábulos transmitem o significado de PAGAMENTO no AT. Os galardões dado por Deus, tanto como bênçãos quanto como correção, são as manifestações de sua justiça (Sl 48:11) e são inseparáveis da aliança (Dt 7:10). 
 Jesus prometeu galardões aos seus discípulos, mas ligou-os com autonegação e o sofrimento por amor do Evangelho a fim de impedir a atitude mercenária. Aqui esses Galardões são esperados para depois do julgamento, não como recompensas temporais e visíveis, conforme corretamente é aceito pela Bíblia inteira. 
Jesus corrige o pensamento judaico contemporâneo sobre a questão de Amar: Primeiro ao amar o próximo, isso não como uma ordenança limitadora (Lc 10:29) conforme muito dava a entender, mas como o amor característico do coração Cristão. Segundo, ele estendeu essa exigência para que o indivíduo amasse até mesmo os seus inimigos e perseguidores (Mt 5:44), embora ninguém, exceto o povo de Deus, pode ter tal atitude, envolve uma Graça sobrenatural, essa nova atitude está longe de ser uma utopia sentimental, envolve também uma reação fundamental do coração ao amor anterior de Deus (1Jo 4:15) bem como a aceitação da obra do Espírito Santo na profundeza do ser humano, a força característica desse amor é a imitação do amor de Deus, porque se ver o outro como uma pessoa por quem Cristo morreu e amou. 
Tenhamos cuidado com certos pensamentos filosóficos que diz que o Cristianismo é para os fracos, alegam que ao amar seus inimigos essa pessoa se torna fraca e derrotada e jamais um forte e vencedor, pois esse destrói seus inimigos. 
Portanto, oramos para que isso não seja um sonho, como muitos pensam e sim algo real, oremos para que possamos abraçar tamanha natureza, ou acabamos “doentes” e verdadeiramente “fracos”, frustrados e inchados de conhecimentos e de entendimentos sem amor. Amor esse, que é o auge do Cristianismo, a essência de Deus. (Ef 3:19).

Sejamos desafiados para tal obra!
Que Deus tenha misericórdia de nós.


Imagem.  Google
N.D.B. J.B. Douglas
C.B. M. Henry
B.L.H.


24 comentários:

  1. Lindo e verdadeiro seu texto Doc. Falou comigo, tremendamente neste momento. Deus seja louvado em sua vida. Paz querido!

    ResponderExcluir
  2. Muitos se calam diante desse assunto... Mas não devemos ser fracos,é dificil porem temos que fazer a diferença.

    "A capacidade de amar o nosso inimigo não vem do homem! Mas, sim de Deus"
    se não, nada seriamos.
    parabéns pelo blog esta cada vez melhor!

    http://ktflordemenina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Descartar essa possibilidade a ter a fé em nós mesmo. Não temos poder para nada! Deixa Deus trabalhar e as coisas acontecem....

    Amem! Rô. O SENHOR é contigo.

    Flor de Menina se calam e fogem. Nem ao menos debatem.

    Paz! Amada.

    ResponderExcluir
  4. E verdade é um desafio muito grande para todos nos como cristãos hoje é preciso negar a nos mesmos para chegar a esse ponto e poder entender o Amor de Deus e amar o nosso semelhante. fica na paz de Deus

    ResponderExcluir
  5. É verdade! Fabio. Devemos nos sentir DESAFIADOS.

    Paz!

    ResponderExcluir
  6. obrigado por sua visita em meu blog
    estou retribuindo a visita, parabens
    pelo espaço que leva a valiosa mensagem
    de nosso senhor jesus cristo, que Deus
    continue te abençoando,

    ResponderExcluir
  7. Muito forte esse texto!!!Gostei muito do seu blog ,já me tornei seguidor.Convido vc a fazer uma visita ao blog:prcleilsonbarros.blogspot.com

    Que Deus o abençõe grandemente.

    Na fé.

    ResponderExcluir
  8. Oi Carlos,
    Linda Mensagem...

    "Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor;" Efésios 4:2.

    A paz do Senhor,
    abraço.

    ResponderExcluir
  9. Rcostaalveis voltarei mais vezes lá, sejamos parceiros nesse trabalho.
    Paz!


    Pr. Cleilson obrigado pela parceria e comentário estarei te seguindo também.
    DEUS o Abençoe.


    Muito obrigado Marylane e Felipe. Sejam bem vindos! DEUS Abençoe a vida de vcs.

    ResponderExcluir
  10. Dc. Carlos, como fazemos para ser parceiros do seu blog?

    A paz do Senhor, abraço.

    http://lane-lipi.blogspot.com/
    Mergulhando nos Sonhos de Deus

    ResponderExcluir
  11. Marylane e Felipe Vcs já são parceiros!

    Seguimos um ao outro! Se vc quiser trocaremos os nossos banners para a divulgação de nossos blogs.

    Paz! Abençoada.

    ResponderExcluir
  12. Gloria ao Pai ao Filho e ao Esprito Santo! É a pura verdade! O maior exemplo de amor foi dado pelo Senhor Jesus, que sendo Bom, amou a todos sem distinção. Que possamos fazer da palavra a nossa regra de vida.

    ResponderExcluir
  13. Ecio seja bem vindo meu Irmão! É verdade o maior exemplo foi Jesus.
    Amem! por suas palavras.
    Paz!

    ResponderExcluir
  14. Pensamos tanto em nós que somos dominados por nós mesmos, não queremos abrir mão dos nossos conceitos, estamos sempre certo em tudo e o que a Bíblia diz não é beeeem assim.
    Esse é o nosso pensamento (do ser humano), por isso tirar os olhos do nosso umbigo não é tarefa fácil, dar ouvidos a Palavra então!!!! Mas quando nos permitimos isso, descobrimos a maravilha do amor, que começa sempre em amar o outro e se conseguirmos amar o inimigo, aí então o conquistamos e a recompensa é nossa.
    E tem outra amar é questão de DECISÃO. Em lucas 6 Jesus fala de algumas coisas que deveríamos fazer, como por exemplo no versículo 27, "Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam". Jesus não disse que seria tarefa para o Espírito Santo (que nos auxilia), Ele falou de coisas que nós deveríamos fazer.
    Então quem tem ouvido... ooooooo tarefa difícil (mas não impossível!)

    Amado obrigada pela visita e comentário no meu "bloguinho", me senti honrada!
    Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  15. Meu professor; é um prazer muito grande poder deixar um comentário no seu blog, você é meu irmão amado um verdadeiro homem de Deus que o mesmo continue a te abençoar. Em relação ao amor eu também sentia muita dificuldade com esta palavra e acredito que muitas pessoas convertidas sentem o mesmo, eu como professor de ebd percebo que esta palavra causa uma polemica muito grande na nossa sala de aula você é testemunha disto, quando falamos em amar o inimigo as pessoas se transformam em verdadeiras feras acredito que o problema esta em que tipo de amor estamos falando ? Quando falamos em amor logo vem à mente um sentimento, por exemplo , o nosso dicionário defini amor desta maneira; afeição profunda,conjuntos de fenômenos cerebrais e afetivos que constituem o instinto sexual,afeto a pessoa ou coisa e paixão. Todo o problema esta aí o amor de DEUS não é definido por sentimentos e sim por atitudes . Definição: O amor é paciente, o amor é gentil, não é pomposo ou arrogante (humilde),não age de maneira inconveniente(respeitoso),não procura seu próprio interesse(altruísta),não se regozija na injustiça,mas na verdade(honesto),suporta todas as coisas,nunca falta(dedicado) . o amor é aquilo que o amor faz. Você pode perceber que o verdadeiro amor não se trata de sentimentos e sim de atitudes (João 3.16). Nós podemos amar nossos inimigos sim! Fica na paz varão homem de DEUS. (despertacristao@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  16. Gilvan. Uma grande honra ter você aqui! Você é o que podemos chamar de um MILAGRE DIVINO, seja bem vindo!
    Concordo plenamente! Falta discernimento do conceito de Amar em suas diferentes formas.

    Querer verdadeiramente e do fundo do coração o bem do outro independente de quem seja. Aí estamos prontos para Amar,

    Paz! Bênçãos do céu!

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante. A minha oração é que a cada dia O SENHOR JESUS, nos dê ousadia para vivenciarmos A SUA PALAVRA.O mundo sempre estará olhando para nós, não vale a desculpa, dada por nós cristàos genuínos,de pedirem que olhem pra Jesus.Nós somos as cartas vivas de CRISTO e muitos O verão por meio de nosso testemunho.Que O ESPÍRITO SANTO nos capacite a amar os nossos inimigos. Tenha uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  18. GILVAN BARBOSA disse...
    Bem lembrado irmã Valdenice nós somos as cartas vivas de CRISTO.Porque já é manifesto que vós sois a carta de CRISTO,ministradas por nós,e escrita,não com tinta, mas,com o ESPÍRITO de DEUS VIVO,não em tábuas de pedra,mas nas tábuas de carne do CORAÇÂO (IIco3.3).A nossa vida é o quinto evangelho e é as paginas mais lidas pelo mundo.Essa frase não é minha li em um livro.Que DEUS nos ajude,parabéns pelo comentário.
    19 de setembro de 2011 14:39

    ResponderExcluir
  19. Grande mensagem!
    Deus continue te abençoando!
    Pr. Edilson

    ResponderExcluir
  20. Costumo dizer que com a fé o amor é como um músculo que precisa ser exercitado, pois aqueles que nasceu de novo ja tem em seu coração ele derramado e viver em amor é viver pela fé. O problema é muitos andam por sentimento ao invés de viver pela fé, aprendi que o poder vem pela obediência.

    UM belo FDS

    ResponderExcluir
  21. A Paz amado,
    Boa a mensagem!
    Deus continue te abençoando!

    Fica na paz.

    ResponderExcluir
  22. Muito bom o artigo. Devemos praticar mais o que está escrito, mesmo mediante a dificuldades.
    Também estou tendo frequente dificuldade em tomar tal conduta, mas tentamos a cada dia.
    Fiquem na paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  23. um assunto que deveria ser mais falado...pois as pessoas ignoram esse mandamento de Deus...dizem amar a Deus, dizem ser cristão mas odeia o proximo...

    ResponderExcluir